Instituto Servos Adoradores da Misericórdia
Carisma e Missão
 
Carisma e Missão

“Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. Como pastor toma conta do rebanho de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que forem dispersas.” - (Ez 34,11-12).
Ao longo desses quinze anos de história os Servos Adoradores da Misericórdia têm se empenhado em anunciar este Deus misericordioso que quer salvar a todos. Por meio da santíssima providência, são realizados quatro retiros abertos por ano na Casa Mãe, em Caçador.

Na força do Espírito Santo de Deus, que é Misericórdia, somos chamados a resgatar vidas das trevas, dos vícios e conduzi-las ao céu. Nascemos no impulso do Santo Espírito e com Ele estamos crescendo na Igreja e para o bem da Igreja. A missão de resgatar dependentes químicos também faz parte da missão.
O primeiro irmão dependente de drogas acolhido em nossa casa foi o próprio irmão de sangue do fundador padre José Juan da Misericórdia. Por conta da dependência, sofreu diversas doenças crônicas, e só não foi a óbito por conta do acolhimento em nossa casa de recuperação. A partir dali, foram chegando pessoas de diversas regiões buscando auxílio para superar seus vícios com as drogas em nossa Comunidade Terapêutica Resgate de Misericórdia.No momento o projeto está em fase de avaliação e planejamento.

A presença de Deus na Comunidade é notável também pela constante visita de peregrinos, vindos de várias cidades do país em busca de conselhos, confissões e orações para problemas pessoais e familiares. O número de participantes nos retiros para cura e libertação, realizados em nossa casa Mãe em Caçador, tem sido cada vez maior. Os pedidos para os nossos consagrados realizarem retiros em várias regiões do Brasil, e também fora dele, inclusive nos Estados Unidos, têm aumentado.

Hoje, além da Casa Mãe, temos Casas de Missão em Cocal do Sul (SC), Içara (SC), Araranguá (SC), Teixeira de Freitas (BA) e Maringá (PR).
A necessidade de cada local é única e Deus nos chama a levar o nosso carisma, correspondendo com a necessidade do povo amado de Deus. Junto à Pastoral Carcerária, levamos a misericórdia àqueles que se encontram nos cárceres. Realizamos visitas aos doentes, idosos e famílias carentes. Evangelizamos por meio do sorriso, da palavra e dos gestos, que levam Cristo aos jovens, adolescentes e às famílias.
Também organizamos retiros próprios ou pela paróquia. Nossas casas de missão têm se tornado grandes altares da manifestação dos milagres do nosso Deus misericordioso.

Projeto de evangelização Rahamin:

Nos primeiros anos todos esforçavam-se para realizar atendimentos pessoais uma vez por semana. Pessoas de diversas partes do estado de Santa Catarina e de estados vizinhos procuravam a Comunidade para orientações e receber orações. As missões foram aumentando e hoje os atendimentos passaram a ser realizados com menos frequência. Ainda assim, cresce o número dos que procuram a comunidade para estes momentos.

“Meu coração de padre foi ficando inquieto por ver a urgente necessidade de fazer concretamente algo a mais por este povo que sofre; pelos jovens que se perdem nas drogas e em criminalidades, em conflitos pessoais que emergem de todos os lados gerando brigas, homicídios, suicídios, depressão e toda desgraça em meio ao povo amado de Deus, provocando inúmeros sofrimentos e destruição da paz na sociedade e nas famílias. No decorrer de alguns anos, o Espírito Santo foi trabalhando no meu coração e me impulsionando acerca do que fazer. Assim nasceu o Projeto de Evangelização Rahamin”, afirma o fundador Padre José Juan.

A palavra Rahamin vem do grego e significa colo de Deus, útero divino.

O Projeto Rahamin está organizado da seguinte maneira:

1 - Quatro retiros trimestrais abertos ao público:
Rahamin Amor do Pai
Rahamim Amor do Filho
Rahamim Espírito Santo
Rahamim Colo da Mãe

2 - RahaminPorta: Retiro de 2 dias e 2 noites, realizado três vezes ao ano.
RahaminPorta é um retiro que levará o participante a um profundo encontro com Deus, consigo mesmo e com o irmão. O seu nome significa: entrar no útero divino, no colo de Deus. Este retiro está embasado no Acampamento RahaminVida, descrito abaixo, e por isso há semelhança na espiritualidade, porém são distintos na sua natureza e no seu método, de modo que, um não repete, nem substitui o outro, mas se completam. O RahaminPorta pode servir tanto para introduzir o RahaminVida na vida dos participantes, como para aprofundar as experiências nele vivenciadas.

3 - RahamimVida: Acampamento de Oração de 5 dias, realizado de duas a 3 vezes ao ano.
RahaminVida é um retiro cuja metodologia visa conduzir o participante a uma reelaboração da sua história de vida, superação dos traumas, do desamor para consigo e para com o outro, tendo como principal objetivo levá-lo a um encontro real com Deus.


*

 
 

Instituto Servos Adoradores da Misericórdia
Linha Rio Bugre ,S/N ,Interior – Caçador/SC - Caixa postal 431 - CEP: 89.500-000

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados.