Fechar
Popup
Instituto Servos Adoradores da Misericórdia
Vocacional
 
 
Acompanhamento Vocacional
 
 

Vocação


 


 A vocação de Moisés é um “sair da comodidade”.


   Deus chamou a atenção de Moisés na sarça ardente que não se consumia e este se aproximou.


   Da mesma maneira, o Senhor quer despertar em nós esse interesse de se aproximar D’ele, através da inquietação, como nos diz Santo Agostinho: “O Senhor nos fez para Ti e inquieto está o nosso coração enquanto não repousa em Ti” (Confissões). Estas inquietações se manifestam por desejos: de verdadeira felicidade, de alegria, de paz; e por busca: de sentido da vida, de forças, de saúde...


   Deus vê que Moisés tem a atitude de ir e Deus o chama: “Moisés, Moisés” (Ex 3, 4a)


   Eclo 45, 4 nos diz que “por sua fé e mansidão Deus escolheu-o entre todos os homens.”Mas quem foi Moisés?


   Como nos relembrou Santo Agostinho de que Deus nos criou para si, percebemos na história de Moisés o imenso amor do Senhor por ele, sendo poupado da morte na infância foi acolhido como filho da princesa no palácio do Faraó, viveu em meio aos nobres e recebeu todas as regalias de um príncipe do Egito.


   Não suportou ver o sofrimento do povo do qual tinha o sangue e teve de fugir depois de matar um egípcio para defender um dos seus irmãos.


   Na terra de Midiã, algum tempo depois, se casa com a filha do sacerdote Jetro e, com isso, ele se aprofundou mais na fé do povo de Israel, já que não se pode esquecer que no palácio vivia entre pagãos.


   Sua vida já estava acertada: o faraó que buscava mata-lo havia falecido; tinha esposa e filhos e um trabalho junto ao rebanho do seu sogro.


   E Deus lhe aparece do meio da sarça e pede para ele ir libertar Israel, Seu povo da escravidão e conduzi-los para uma terra nova.


    O libertar e conduzir: a missão, assusta Moisés. Ele que disse “eis-me aqui” (Ex 3, 4b) ao ouvir o Senhor chamar o seu nome do meio da sarça, agora se sente pequeno diante do que Deus lhe confia : “quem sou eu para ir ter com o Faraó...” (Ex 3, 11)


   Moisés fala a Deus de seus medos, suas inseguranças e até os seus defeitos, mas o Senhor que “conhece quem chama” (Jo 13, 18) garante que permanecerá com ele e que até lhe ensinará o que falar. Moisés só deveria ir e deixar-se ser instrumento, ser usado por Deus.


   O Senhor ainda dá a Moisés a autoridade, o poder de desmascarar os prodígios do demônio através da vara: “toma em tua mão esta vara, com a qual operarás prodígios” (Ex 4, 17).


   Muitas vezes também nos sentimos e, realmente somos, pequenos diante da missão que Deus nos confia, entretanto, não se pode apenas focar nas inseguranças e incapacidades porque “o nosso Deus é um Deus que pode fazer milagres” como nos relembra João Duns Escoto.


   Deus chama todos os cristãos hoje para serem santos (LG), isto é, para muito amar. Mas dentro desta vocação universal existem vocações específicas: o sacerdócio, o matrimônio, a vida religiosa.


   Buscar discernir o chamado é querer descobrir a vontade de Deus, “os sonhos de Deus que são maiores e melhores do que os que o mundo oferece” (Padre José Juan).


   O Senhor que tudo criou, que nos salvou e conosco sempre está não precisa de mim nem de você mas, quer nos usar e, o Seu Espírito Santo nos dá toda ousadia e graça para uma firme decisão e um sim corajoso.


   Como Moisés devemos acreditar e com mansidão ser obediente à voz de Deus que chama e ir; portanto, abracemos a vontade de Deus! 


   Relembremos que Deus também nos dá uma vara: “a autoridade de sermos chamados filhos de Deus” (Jo 1, 12) e esta autoridade também deve ser usada para libertar e conduzir: libertar nossos irmãos da mentira do pecado e conduzir, pelo nosso testemunho, as almas ao nosso Pai celeste.


   Aonde Deus te chama a ir?


   Qual é a sua vocação?


   Que a Virgem Maria que é o instrumento perfeitíssimo de Deus te auxilie a descobrir o que Deus sonhou para você!


 



Promotora Vocacional Ir. Teresa das Chagas: (49) 999434848

 
  • INFORMATIVO

  • INFORMATIVO

  • INFORMATIVO

  • INFORMATIVO

  • INFORMATIVO

 

Instituto Servos Adoradores da Misericórdia
Linha Rio Bugre ,S/N ,Interior – Caçador/SC - Caixa postal 431 - CEP: 89.500-000

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados.